• Equipe CUG

O que um café com leite tem a ver com custo de construção? Acredite, muita coisa!!!

Atualizado: 25 de Jun de 2018

Hoje de manhã eu estava atrasada para levar meu filho na escola e correr para o escritório da CUG para trabalhar na homologação da calculadora cug, nosso sistema online para a estimativa precisa e ágil do custo de construção de edificações que está em fase final de desenvolvimento pelo Instituto SENAI de Inovação em Tecnologia da Informação e da Comunicação (ISI-TIC). Coloquei o leite para ferver e quando estava preparando a chaleira para ferver a água do café pensei:


"Porque eu não passo o leite direto pelo pó de café no coador?


Em um primeiro momento fiquei empolgada com a ideia:


"Parece fazer sentido! Além de economizar tempo e sujar menos utensílios na cozinha deve ficar mais cremoso e mais gostoso!"


Mas logo depois veio a auto-crítica:


"Se a ideia parece tão boa e tão obvia mas ninguém faz assim é porque não deve funcionar. Com certeza já testaram e não deu certo!"


Mas como eu sou teimosa resolvi testar! E ficou uma delícia!!!


Esse mês a cug consultoria está fazendo quatro anos, a mesma idade do meu filho que deixei na escola depois do café com leite. Nada foi fácil nesses quatro anos e muitas vezes eu pensei em desistir. Nesses momentos eu me perguntava se a metodologia cug era mesmo uma boa invenção. Afinal de contas, se fosse tão melhor que as metodologias tradicionais, alguém em algum lugar do mundo já teria tido essa ideia e todos a teriam adotado prontamente. Felizmente todas as vezes que eu pensei em desistir eu me lembrei das validações e apoios que colecionamos e dos projetos que desenvolvemos com sucesso e desisti de desistir!


Hoje o meu café da manhã me mostrou que nem sempre uma boa solução é amplamente adotada, por mais obvia que pareça. Nunca a missão da cug consultoria me pareceu tão pertinente: promover a adoção da metodologia cug pelos usuários concretizando o processo de inovação iniciado na pesquisa que a originou.


Vim pro escritório transbordando de motivação e decidi lançar nosso novo site hoje mesmo! Agora temos um ambiente para compartilharmos conhecimentos relativos à Engenharia de Custos na fase preliminar de projetos. No blog vamos postar novidades relacionadas ao tema e na biblioteca publicaremos material de consulta como artigos, matérias, manuais, etc para que você possa baixar e consultar quando quiser.


Vem com a gente espalhar para o mundo que café coado direto no leite é uma delícia e que estimar os custos com os algoritmos CUG é muita mais ágil e preciso!


"Um conhecimento só é válido quando compartilhado"



276 visualizações4 comentários